Como levar um usuário para as páginas que eu desejo?




          Temos páginas para infinitos objetivos na internet, algumas  tem a finalidade de vender um produto, outras desejam conseguir o cadastro de um cliente, ou então mostrar um vídeo publicitário.
Em  um site de comércio eletrônico  a página que representa um objetivo  alcançado é aquela onde pode aparecer  “Compra realizada com sucesso!”, pois é nela que a meta de realizar uma venda é obtida. Mesmo com tantas páginas  espalhadas na rede, fica a pergunta do título, Como levar um usuário para a páginas que eu desejo?  

        É preciso planejar quais são as etapas necessárias para levar  uma pessoa a página do nosso objetivo final. Cada etapa chamamos de cadeia de engajamento de conversão e todo o conjunto chamamos de Funil de  Conversão.

        O funil de convenção, de certa forma, obedece o sistema AIDA pregado na publicidade. O sistema segue  uma sequencia em que o lead deve seguir até chegar no estágio do objetivo final determinado por quem projetou o site. Ainda sobre a sequencia,  ela é definida desse geito: A (chamar  Atenção) por meio do anúncio;  I (despertar Interesse) para o que está sendo anunciado; D (criar o Desejo) pelo produto do anúncio. A (levar à Ação) ou aquisição. No nosso caso, faremos tudo isso no ambiente online.

        Nesse poste, veremos um exemplo para entendermos como se faz para guiar as  pessoas para a página  que nos interessa obedecendo o sistema AIDA e seguindo a ordem estabelecida no funil de conversão.

        A primeira coisa que vamos fazer, é procurar um bom anúncio para o nosso exemplo, vejamos: 


1 –Depois de olhar alguns anúncios, vi um  no Facebook  que parece querer chamar ATENÇÃO (primeira etapa do AIDA! ), é sobre um site de relacionamento. Para isso eles colocam uma imagem e uma frase de impacto “você é solteiro?”. No funil essa vou chamar essa fase de “Visualização”.


2 – Para mostrar que o  anúncio chamou  atenção, dou um clique e entro na página oficial do site. No funil essa  fase vou chamar de “Clique”.
      Nessa página encontrei elementos que podem gerar certo o INTERESSE (segunda etapa do AIDA!) Dentre eles temos o termo “Registre-se grátis agora”. Veja como o elemento Grátis esta destacado. é muito importante oferecer alguma coisa  nesse processo como forma de incentivo para a pessoa seguir para onde queremos.
       Ao mesmo tempo, nessa mesma página, encontramos elementos que geram  DESEJO de se cadastrar (terceira etapa do AIDA! ) “Faça teste de personalidade, Compare os candidatos mais compatíveis. Entre em contato de forma imediata!”





3 - Depois de ver os argumentos, a pessoa pode querer se cadastrar no site em questão. Para isso, a pessoa coloca seu dados, aceita os termos de condição de contrato e finalmente seus dados estão catalogados no site. No funil essa é a fase que chamaremos de do “Cadastro.”


    

Não para por ai, esse site deseja realizar duas AÇÕES (quarta etapa do AIDA!)  a primeira foi a realização do cadastro gratuito. A segunda é a realização de uma venda.

4- Para  alguém pagar pelo serviço, eles tiveram uma idéia, oferecem um cadastro limitado. (As fotos não estão nítidas; Não podemos enviar e nem receber mensagens; Não Usamos o recurso  "APENAS pergunte" ilimitadamente; Não podemos ver quem viu seu perfil.) veja esse exemplo.



      Para usufruir da maioria dos serviços é necessário adquirir "pagar" uma conta Premium com assinaturas de 3,6 ou 12 meses que é a segunda  AÇÃO do Site (quarta etapa do AIDA!). A pessoa entra na página realiza o pagamento e recebe uma mensagem tipo “Parabéns você adquiriu  a conta Premium!’e aproveita sem limitações durante o período escolhido.  No funil essa é a fase do Pagamento.













      É bom lembrar que nem todos os usuários seguiram essa sequencia,  mas não precisamos entrar em pânico, quem trabalha com métricas, saberá projetar o sistema para atingir, de forma aproximada, o número de clientes da visualização em proporção ao número de clientes que vai pagar, bastando apenas o conhecimento de alguns dados, que no momento não vem ao caso.
Assim como existe muitos objetivos, também temos outros modos para esquematizarmos esse funil, em outras oportunidades, e se Deus quiser, testaremos outras maneiras. 

Por enquanto,  é isso.
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