Temos páginas
para infinitos objetivos na internet, algumas
tem a finalidade de vender um produto, outras desejam conseguir o
cadastro de um cliente, ou então mostrar um vídeo publicitário.
Em um site de
comércio eletrônico a página que
representa um objetivo alcançado é
aquela onde pode aparecer “Compra
realizada com sucesso!”, pois é nela que a meta de realizar uma venda é obtida.
Mesmo com tantas páginas espalhadas na
rede, fica a pergunta do título, Como levar um usuário para a páginas que eu
desejo?
É preciso planejar quais são as etapas necessárias para
levar uma pessoa a página do nosso objetivo final. Cada etapa chamamos de cadeia de
engajamento de conversão e todo o conjunto chamamos de Funil de Conversão.
O funil de convenção, de certa forma, obedece o sistema AIDA
pregado na publicidade. O sistema segue
uma sequencia em que o lead deve seguir até chegar no estágio do
objetivo final determinado por quem projetou o site. Ainda sobre a sequencia, ela é definida desse geito: A
(chamar Atenção) por meio do anúncio; I (despertar Interesse) para o que está sendo
anunciado; D (criar o Desejo) pelo produto do anúncio. A (levar à Ação) ou aquisição. No nosso caso, faremos tudo
isso no ambiente online.
Nesse poste, veremos um exemplo para entendermos como se
faz para guiar as pessoas para a página que
nos interessa obedecendo o sistema AIDA e seguindo a ordem estabelecida no
funil de conversão.
A primeira coisa que vamos fazer, é procurar um bom anúncio para o nosso exemplo, vejamos:
1 –Depois de olhar alguns anúncios, vi um no Facebook
que parece querer chamar ATENÇÃO (primeira
etapa do AIDA! ), é sobre um site de relacionamento. Para isso eles colocam
uma imagem e uma frase de impacto “você é solteiro?”. No funil essa vou
chamar essa fase de “Visualização”.
2 – Para mostrar que o anúncio chamou atenção, dou um clique e entro na página
oficial do site. No funil essa fase vou chamar de “Clique”.
Nessa página
encontrei elementos que podem gerar certo o INTERESSE (segunda etapa do AIDA!) Dentre eles temos o termo “Registre-se grátis agora”. Veja como o elemento Grátis esta destacado. é muito importante oferecer alguma coisa nesse processo como forma de incentivo para a pessoa seguir para onde queremos.
Ao mesmo tempo, nessa mesma página, encontramos elementos que geram DESEJO de se cadastrar (terceira etapa do AIDA! ) “Faça teste de personalidade, Compare os candidatos mais compatíveis. Entre em contato de forma imediata!”
Ao mesmo tempo, nessa mesma página, encontramos elementos que geram DESEJO de se cadastrar (terceira etapa do AIDA! ) “Faça teste de personalidade, Compare os candidatos mais compatíveis. Entre em contato de forma imediata!”
3 - Depois de ver os argumentos, a pessoa pode querer se cadastrar no site em questão. Para isso, a pessoa coloca seu dados, aceita os termos de condição de contrato e finalmente seus dados estão catalogados no site. No funil essa é a fase que chamaremos de do “Cadastro.”
Não para por ai, esse site deseja realizar duas AÇÕES (quarta etapa do AIDA!) a primeira foi a realização do cadastro gratuito. A segunda é a realização de uma venda.
4- Para alguém pagar pelo serviço, eles tiveram uma idéia, oferecem um cadastro limitado. (As fotos não estão nítidas; Não podemos enviar e
nem receber mensagens; Não Usamos o recurso
"APENAS pergunte"
ilimitadamente; Não podemos ver quem viu seu perfil.) veja esse exemplo.
Para usufruir da
maioria dos serviços é necessário adquirir "pagar" uma conta Premium com assinaturas de
3,6 ou 12 meses que é a segunda AÇÃO do
Site (quarta etapa do AIDA!). A pessoa entra na página realiza o pagamento e
recebe uma mensagem tipo “Parabéns você adquiriu a conta Premium!’e aproveita sem limitações durante o período escolhido. No funil essa é a fase do Pagamento.
É bom lembrar que nem todos os usuários seguiram essa sequencia, mas não precisamos entrar em pânico, quem trabalha com métricas, saberá projetar o sistema para atingir, de forma aproximada, o número de clientes da visualização em proporção ao número de clientes que vai pagar, bastando apenas o conhecimento de alguns dados, que no momento não vem ao caso.
Assim como existe muitos objetivos, também temos outros modos para esquematizarmos esse funil, em outras oportunidades, e se Deus quiser, testaremos outras maneiras.
Por enquanto, é isso.
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