Como Criar uma pesquisa online no Google Docs?





Em homenagem ao meu amigo Caio Henrique especialista em Mídias Digitais  vamos aprender nesse post como criar uma pesquisa online no Google Docs. Para isso estarei utilizando minha conta do Google  que estará configurada em Português







1 -  Primeiro, acesse o site pelo link Google Docs.


2 – Selecione a opção Criar.


3 - Selecione a opção Formulários.


4 - Definir Titulo e o Tema do  formulário ou utilize o modelo padrão e clique OK.


5 - Na próxima página, coloque uma descrição se desejar.


6 - Faça a primeira pergunta em “Título da pergunta”;


7 - Coloque um texto de ajuda se precisar em “Texto de ajuda”;


8 - Selecione e Escolha a opção  “Tipo de pergunta”  (texto, texto paragrafo, multiescolha, caixa de seleção etc )  Obs: aqui você define a forma que a pergunta será respondida.


9 - Dependendo do "Tipo de pergunta", estará sendo habilitando os botões: 

“clique para adicionar outras opções”;

“marcador”; 

“clique para adicionar outras linha ” ou 

“adicionar outros.”  que ajudam a ampliar as alternativas a pergunta.


10 - Quando concluir a pergunta clique em OK


11 - Vá em “Adicionar Item” e escolha a próxima pergunta.  o tipo de pergunta pode ser diretamente escolhido aqui também.


12 – Quando concluir o questionários,  configure o formulário logo a baixo  em  “Página de confirmação” os seguintes parâmetros:


a) “Escolha uma mensagem de confirmação”;

b)“Mostrar link para enviar outra resposta”;

c)“Publicar e mostrar um link para os resultados deste formulário”  se ativado todos os entrevistados verão os resultados do formulário.  

d)“Permitir que os participantes editem as respostas após o envio”.


13 - Clique em “Enviar formulário”. Será gerado link onde poderá enviar por  e-mail, incorporar ao seu site ou blog ou enviar o link via redes sociais.


14 - Na sua página inicial do Google Docs, estará todos os seus documentos escolha o documento que você acabou de criar.


15 - Quando entrarmos no nosso ficheiro do formulário, vamos visualizar uma tabela referente ao nosso formulário. Apenas poderemos ver as informações já respondida ordenadas e organizada por data de resposta e perguntas.


16 – A qualquer momento podemos exportar nossa pesquisa para o Excel, PDF ou exibi-la em página HTML . Para isso, vá em arquivo> fazer download como > e escolha a sua opção.



Por enquanto, é isso.