Tutorial HTML e SEO.( Parte 02).

HTML para Profissionais de Midias Digitais
(Identifição e visualização de estrutura  e tags básicas de páginas na linguagem HTML)

   
           No capítulo anterior, aprendemos sobre alguns termos (texto, hipertexto, HTML) e também vimos algumas ferramentas de visualização de códigos. Nesse post teremos o nosso primeiro contato (para aquele que não conhecem) com a estrutura básica de uma página de internet e para entendermos sobre isso também falaremos um pouco sobre as tags. Bons Estudos!
A linguagem HTML são “comandos” em forma de códigos, de fácil compressão, e ainda dizem  exatamente  o que o navegador deve fazer nas páginas. Os comandos são chamados de tags (ou rótulos), e eles irão dizer ao navegador como os textos, as informações, imagens serão formatadas e exibidas. Uma tag pode dizer se um texto deve ser em negrito, itálico, o se deve exibir uma imagem, video, tabela etc.   
Identificamos uma tag pelos símbolos <> e </>. Os comandos estão dentro desses símbolos. Exemplo: <p>algum texto</p> a primeira tag abre a linha de comando e a segunda fecha.
Para a questões de posicionamento, as tags que nos interessam são aquelas que vão determinar comportamento dos buscadores sobre as nossas palavras-chaves. (Veremos essas tags  na parte 3).

Podemos dividir toda estrutura da pagina de um site dessa maneira: Estrutura principal, Cabeçalho e Corpo do Texto.

Abertura Estrutura Principal             <html>
Abertura do Cabeçalho                     <head>
Fechamento do Cabeçalho              </head>
Abertura do corpo do Texto               <body>
Fechamento do corpo do Texto         </body>
Fechamento da Estrutura Principal   </html>

   A  estrutura básica de um documento HTML são linhas obrigatórias e essenciais para o funcionamento de uma pagina web. Observe a seguir as estrutura que conta com o acrescentamos a tag <title></title>.



      Guarde e decore muito bem essa sequencia, pois é a estrutura básica! No emaranhado de códigos-fontes de qualquer pagina de internet, ela  te ajudará reconhecer facilmente os códigos referentes a sua campanha de busca. Essas tags da estrutura básica aparecem apenas uma vez e são responsáveis por montar as partes da página.

Vamos ver o significado de cada um:

A tag <html> situa o inicio do documento e a tag de fechamento do documento é </html>. O documento todo esta entre essas tags.

A tag <head> </head>  temos aqui  o cabeçalho e o fechamento dele,  tudo que estiver entre essas tags,(ou seja, outras tags) Trazem informações sobre o documento afim de classificação e indexação, é importante dizer que entre essas tags colocamos os codigos mais importantes para o posicionaminto nos sites de busca.

A tag <title></title>  é obrigatoriamente colocada entre as tags <head> </head>.  Dentro do dessas tags  temos o titulo da página que é exibido na barra de títulos da janela do navegador. 

A tag <body></body> O conteúdo do documento é delimitado por essas tags. as tags de imagens, textos links, vídeos devem ser colocadas entre essas tag.





                                              Exemplo dos codigos HTML no bloco de notas


Por enquanto, é isso.