1 - Antes do Adplanner!
Um dos pontos principais para definir um rumo a ser tomado pela empresa nas estratégias de Marketing e Comunicação não é só a definição de seu público-alvo, mas também a identificação com eles.
Para isso, é necessário, em primeiro lugar, uma densa análise de vários fatores da relacionadas própria empresa, denominamos isso de a Analise do Ambiente, ou seja, os fatores econômicos; sócio, culturais, tecnológicos, políticos, legais que direcionam de alguma forma as decisões comerciais. O resultado dessas análises nos gera o Diagnostico da empresa que é composto pelos fatores externos (oportunidades e ameaças) e fatores internos (força e fraquezas.).
Depois dessa etapa vem aquilo que interessa no momento, a identificação do nosso público-alvo.
Podemos fazer isso agrupando as seguintes informações.
Geográfica: país, estado bairro.
Psicográficos: estilos de vida, atitudes.
Demográficos: A) Pessoas físicas (Faixa etária; Sexo; Profissão; Renda; Idade; Educação.)
B) Pessoas jurídicas ( Ramo de atividade; Serviços e produtos oferecidos; Número de empregados; Filiais; Tempo de atuação no mercado; Localização; Imagem no mercado)
Comportamentais: hábitos de consumo, benefícios procurados, frequência de compra
esse tipo de produto, lugar onde costuma comprar esse tipo de produto, ocasiões
de compra e seus principais estímulos, como: Preço ( nível de sensibilidade a preço, isto é, o quanto o cliente está disposto a pagar) Qualidade do produto; Marca; Prazo de entrega; Prazo de pagamento;
Atendimento da empresa; Localização; Outros: estrutura, variedade, lançamentos, status, segurança.
Ufa! Depois disso tudo, podemos definir qual posicionamento vai ao encontro do público. Mas se o assunto for pulblico na internet? Hoje temos ao nosso alcance uma ferramenta digital precisa e fundamental para o nosso planejamento. Grandes partes desses dados estão dispostas nos meios digitais e para agrupa-los temos a ferramenta Google AdPlanner.
2 - Com o AdPlanner!
O Google Doubleclick AdPlanner é uma ferramenta gratuita para o planejamento de mídias que ajuda na identificação de Sites em que o seu público-alvo costuma a frequentar. Com posse dessas informações podemos definir melhor uma campanha publicitária.
Segundo o próprio DoubleClick Ad Planner, você com essa ferramenta pode:
- Definir públicos-alvo por informações demográficas e interesses.
- Pesquisar por websites relevantes para seu público-alvo.
- Acessar estatísticas agregadas sobre número de visitantes únicos, page views e outros
dados de milhões de websites de mais de 40 países.
- Criar listas dos websites nos quais gostaria de anunciar e armazená-las em um planejamento
de mídia.
- Gerar estatísticas agregadas de websites para seu planejamento de mídia.
O DoubleClick Ad Planner ajuda a identificar quais websites provavelmente atrairão seu público-alvo.
Com ele, você também especifica critérios (como geografia, palavras-chave de pesquisa, informações demográficas e idioma) para criar uma lista de sites. Você também pode analisar o tráfego, o alcance e outros dados importantes de cada site que ajudarão na tomada de decisões mais conscientes sobre o local em que você poderá anunciar.
3 - Uma visão geral da Adplaner
As Abas principais do AdPlaner tem as seguintes opções nos seus menus.
a) Pesquisa -
Pesquisa por site e Editores - cliquem aqui para editar informaçõe.
Pesquisa por canais.
Planejamento do público-alvo.
b) Planejamento de Mídias –
Detalhes
Profile
Configurações.
Obs:(todos dos três só são é aplicaveis se definir um planejamento de mídias atual).
c) Listas.
d) Editar (recente) – Mesma função do Atalho (Editores - cliquem aqui para editar informações) em Pesquisa de Sites.
Por enquanto, é isso .