Não seria bom se você soubesse o possível retorno que sua empresa teria, de forma antecipada, em alguma campanha na realizado na internet ?
Já pensou, se você pudesse mensura uma campanha em que para cada 5 visitas no seu site
ou da sua empresa, de ante mão, soubesse que teria condição de obter um retorno de R$ 100,00; Ou ou se
preferir, para cada 20 visitas obter um retorno de R$ 24,00?
Em se tratando de mensuração de campanha em (Links Patrocinados) podemos , de certa forma, antecipada o retorno financeiro de nossas campanhas publicitária na internet.
Em se tratando de mensuração de campanha em (Links Patrocinados) podemos , de certa forma, antecipada o retorno financeiro de nossas campanhas publicitária na internet.
Para isso, precisamos obter três informações importantes:
01 - Os dados financeiros da empresa :
Exemplo: O volume de vendas do dia, ocorrido em uma loja foi de R$ 2.000,00 sendo que este montante representa vendas realizadas a 10 clientes. Ao dividirmos os R$ 2000,00 pelos 10 clientes, temos o Ticket Médio de R$ 200,00, Vamos utilizar esse valor de Ticket Médio nesse post.
b)Lucro: O próximo dado é o "Lucro". Diz respeito ao valor das vendas menos o custo das mercadorias vendidas; as despesas variáveis; despesas fixas, inclusive o pró-labore, Em Suma, é tudo que sobra das vendas depois de tirar todas as despesas possíveis e imagináveis. Então, vamos imaginar que o Lucro por venda nesse estabelecimento seja de R$ 40,00.
c)Orçamento: Agora, digamos que essa empresa aceite um orçamento de R$ 500, para uma campanha online.
02 - Os dados campanha:
Sabendo
que a nossa empresa tem um site, direcionamos os R$ 500,00 em serviços
de publicidade online. Vamos escolher o
Google Adwords pois é o que esta mais em
evidência. Poderia ser qualquer outra campanha!
Temos duas modalidades de cobranças no Google Adwords.
CPC (Custo por clics): ou seja, a cada click em nossa campanha na internet pagamos ao Google.
vamos levar em consideração que pagaremos R$ 0,50 por cada click em nossa campanha.
CPM (Custo por Mil): ou seja, a cada 1000 exibições de nossa campanha pagamospagamos ao Google.
vamos levar em consideração que pagaremos R$ 2,00 por cada 1000 exibições da nossa campanha.
03 - Métricas de Convenções:
As principais métricas são estas:
Macro convenção: Normalmente dizemos que diz respeito a o “número
de compras realizadas nessa campanha”. Se 1000 pessoas que clicaram, 120 compraram nossos produtos. A Macro Convenção é de 120 compras.
Taxa de convenção: que indica o numero de vendas por clicks “ou visualização” Se para 1000 pessoas que clicaram no link patrocinado, 120 compraram algum produto. a taxa de conversão é de 120/100= 0,12=12%.
CPA: (Custo por Ação) diz respeito ao custo da campanha "orçamento" por cada ação "compra". Ou seja, orçamendo/ vendas = 500/120 = R$ 4,7
Obs:
Se esse valor fosse maior que o lucro R$ 40,00 a campanha teria sido um fracasso.
Receita: A receita é dado pelo numero de compradores vezes o Ticket Médio.
No nosso caso: (120 x R$ 200
= R$ 24.000.00).
ROI: (Retorno sobre o Investimento): define o retorno do investimento gasto na campanha, definido pela formula (Receita – Custos/Custo).
é uma
comparação que mostra que a cada R$ 1,00 a campanha obteve X Reais.
No nosso Caso : R$ 24.000-
R$ 500/ R$ 500 = R$ 47 .
Obs: -A cada
R$ 1,00 gasto na campanha obtemos R$47,00
-O ROI só mede a receita, não o
lucro.
Logo, com a disposição dos dados financeiros e os dados das campanha, teremos uma breve previsão do que posivelmente nos reservará essa campanha.
Em baixo temos um pequeno resumo do que foi publicado nesse post.
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