Google absolvido na Austrália de acusação de propaganda enganosa




Ao fim de uma batalha judicial de seis anos, a Suprema Corte da Justiça australiana absolveu o Google da acusação de propaganda enganosa, ao considerar que a ferramenta de buscas não é responsável pelas práticas publicitárias das empresas.

A Comissão Australiana de Concorrência e Consumo (ACCC) havia apresentado uma ação contra o Google, por considerar que alguns links patrocinados utilizavam os nomes de marcas para desviar usuários para seus sites.




A ACCC havia perdido o julgamento em primeira instância e vencido o recurso, depois que o tribunal de apelação considerou que a propaganda enganosa era possível graças a uma tecnologia do Google.

Nesta quarta-feira, a Suprema Corte deu razão ao Google ao decidir que os responsáveis pelos links eram as empresas, não a ferramenta de buscas. "Google não criou os links patrocinados que publica", afirma a decisão.

Os usuários comuns e razoáveis do Google entendem que os conteúdos dos links patrocinados pertencem aos anunciadores e que o buscador os adota ou os aprova, afirma a sentença.

Portanto, o Google "não é culpado de uma conduta fraudulenta ou enganosa", concluiu a Suprema Corte.
Fonte: AFP

pesquisado em:
http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/tecnologia/noticia/2013/02/06/google-absolvido-na-australia-de-acusacao-de-propaganda-enganosa-397671.php