(Google AdPlanner.) Planejamento de mídia P/ Campanha na Internet - Parte 05

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Na primeira aula, foi apresentada uma visão geral das principais abas do  Adplaner;  Na segunda aula  aprendemos como nomear um planejamento de mídia; como fazer uma pesquisa por site e falamos um pouco sobre o atalho de editores, que agora também é uma aba do Adplanner. Na terceira aula entendemos como fazer uma pesquisa de canais .Na quarta vimos o planejamento do nosso público-alvo. e agora vamos aprender a fazer o nosso planejamento de mídias.

a)      Pesquisa - 
          Pesquisa por site e (Editores - cliquem aqui para editar informações)
          Pesquisa por canais.
         Planejamento do público-alvo. 
               
 b)      Planejamento de Mídias – Aula de Hoje!
          Detalhes
          Profile
          Configurações. 
               Obs:(só são aplicáveis após definir um planejamento de mídias). 
                                                                                               
c)       Listas.

d)      Editar (nova Aba) – mesma função do Atalho (e  Editores - cliquem aqui para editar informações) em Pesquisa de Sites.
O DoubleClick Ad Planner é uma ferramenta que tem como maior objetivo, estruturar um  planejamento de mídias na internet. Para ser usado posteriormente em alguma campanha publicitária online e gerando um retorno financeiro aquele que investiu nesse tipo de comunicação.
O Planejamento diz respeito ao processo onde definiremos etapas.  Esse processo só terá eficácia se escolhermos bem os parâmetros de mídias que direcionaram a campanha. Vamos apresentar esses parâmetros dentro de casos que nos ajudaram a entender como usar o planejamento de mídias.

Caso 01

Vamos tratar de uma loja de materiais esportivo. Definimos os seguintes parâmetros:

Objetivo da comunicação. Nesse sentido tentamos definir o  que esperamos com campanha Exemplo: Tornar a empresa mais conhecida ou divulgar seu novo endereço físico ou eletrônico;  Anunciar uma oferta, promoção  ou um novo produto;  Aumentar a frequência na loja física ou eletrônica.

EX: Tornar a Empresa “Lance” mais conhecida na internet.

Definição do público-alvo: Que é a identificação dos grupos, “no nosso caso, na internet” que responderam  ao  anúncio da campanha.  Isso será feito por meio da pesquisa e análise de sites, canais ou público-alvo com a ferramenta  DoubleClick Ad Planner.

EX: Nomeamos o Planejamento de Mídia “loja esportiva”. Na  aba pesquisa de sites encontramos um público masculino e nordestino, adulto, não praticam esportes, mas acompanham atividades esportivas pela TV e internet, também gostam beber. Adicionamos os resultados em nossa pesquisa de mídia “loja esportiva” e clicamos nela; na aba detalhes  conferimos  o  público-alvo (Brasil e Estados do NE ); em Show Only  temos um filtro significa  “mostra só”  vc escolhe se quer domínio (Sites), canal, Videos, extenção.org; .com.br ;categorias etc. na aba profile foi visto um apanhado de todos os sites do seu planejamento: idade, sexo, escolaridade, sites visitados, palavras chaves etc.Na aba Configurações temos o perfil do nosso planejamento de mídias.

Com os dados em mãos, pode-se definir:

Objetivos de mídias digital:  Nessa etapa, podemos posicionar sobre algumas definições no uso das midias digitais para campanha. Veja algumas posições abaixo:

a) Definir as  funções  que os meios e veículos de comunicação deverão exercer na campanha digita.  
EX: Os meios e veículos  deveram falar a mesma linguagem desse público, não apelando para Saúde, mas voltado para a descontração .

(Obs: Pegando carona nas definições de mídias tradicionais definimos os meios digitais, (redes sociais, busca patrocinados, busca orgânica, Blog, Sites, Portais etc);   e  veículos digitais  (Facebook, Terra, Google, Twitter, Uol, esse blog que você esta lendo ); e ainda acrescento  as ferramentas digitais que os veículos usam para colocar os anúncios em uma mídia ( MidiaKid, rede de display, Programas de Afiliados, E-mails,) e os intermináveis e estilos de conteúdos digitais.).

b)Abranger  geográficamente  onde a campanha deve cobrir.
EX: O nosso objetivo é alcançar o público-alvo no NE do Brasil, pois é onde se concentram os Clientes da Loja de artigos esportivos,"Lance".

c)Definir numero de exibição ou Vvsualização que pretendemos vincular ou disponibilizar ao nosso público-alvo. EX: 5000  exibições.
(Obs: Nas mídias tradicional  definimos como o “cobertura sobre o Target”)


Estratégias de mídia digital: são os argumentos e justificativas que dizem o porquê do uso dessas mídias digitais Veja esse exemplo abaixo:

EX: “O Mídiakid do Portal nordestino de notícias esportivas “Bola na Rede” é uma  boa alternativa para a loja de artigos esportivos “Lance”  em sua campanha. Pois o seu público-alvo “masculino” frequentam bastante esse site.  Como a campanha é para ser mais notado, sugerimos um trabalho com de busca orgânica onde as principais palavras chaves  são .....”

Já que entendemos alguns dos processos que envolvem um planejamento de mídia vamos fazer outro exercício observando como o Adplane pode nos auxiliar:


Caso 02

Objetivos: Vamos dizer que um vendedor de CD´s Gospel  e gostaria de encontrar websites para colocar algum anuncio.

No Google Adplane , e nomeei uma  a Planejamento de Mídia. eu dei o nome de “Igreja”.

Definir publico alvo: como é para encontrar websites, Fui na aba  pesquisa de sites > coloquei na lacuna alguns URL´s sites que eu conheço e adicionei  ao meu planejamento de pesquisa>  
Também, adicionei em  “Sites visitados também,” aqueles que tinham índice de afinidade maior que 100x  pois são sites que terei aproximadamente 100 vezes mais chances de ser encontrado pelo meu público.

No Planejamento de Mídia que dei o nome de Igreja, na aba detalhes  conferi meu público-alvo(Brasil e Pernambuco); em Show Only temos um filtro significa  “mostra só”  você escolhe se quer domínio (Sites), canal, vídeos, extensão, categorias,  região etc. na aba profile pode-se conferir um apanhado de todos os sites do seu planejamento: idade, sexo, escolaridade, sites visitados, palavras chaves etc.

Se ficou satisfeito volta pra aba detalhes Exporta para Excel, ou usa os gráfico, ou manda para o Google Adplanee  e mandar enviar para o meu cliente escolher se vai querer ter contato ou não.
Além disso você pode adicionar seus resultados em uma nova “ou antiga” Planejamento de mídias Ou em uma nova “ou antiga” Lista. (Veremos lista em outra aula).

A partir dai, poderá ser definidos dos objetivos de mídias as suas estratégias.


Caso 03

“O objetivo de comunicação da empresa “Pirulitos”  é se Tornar mais conhecida no meio infantil que usam a internet.  O planejamento recebeu o nome de “pirulitos online”.  Após pesquisas no AdPlnaner  foi definido no site do  nosso cliente que o público-alvo é residente nas proximidades da loja,  nas mediações de Piritiba. Para esse público foi adicionado no planejamento de mídia os sites mais visitados são “palhaço teco-teco” e “jogos kid”  que vinculam possuem bons canais de comunicação para os anúncios, estão bem localizados, permitem imagens gráficas, e textos. A partir dai, vem a definição dos objetivos de mídias. Alcançar um numero X de crianças no dia 12 de outubro e a estratégia é usar as ferramentas digitais de propaganda MidiaKid que são denominados (MidiaKid Games e Tecoteco Midiakid)” também possuem a   Rede de Dysplay do Google  sendo possível a campanha via Google AdWord ...”

Se observarmos , são muitos objetivos de uma campanha: pesquisar sites , anúncios, canais de vídeos , canais do Google publico alvo, região, interesse, palavras-chaves, visitantes de algum sites, renda, fazer listas de website. Isso influencia no tipo de pesquisa e no planejamento de mídias que é  uma das parte mais importante na definição dos rumos do nosso objetivo de mídia, estratégia, sem contar a parte de criação e  mensuração de uma campanha.

Por enquanto, é isso.