Domínios gratuitos: riscos, vantagens e onde obtê-los.







 1 - Riscos

Baseando na publicação do site  ExtremeTech,  empresas como o Google tem se lançado no trabalho de  erradicar  Spam's, malwares e crimes digitais correspondentes usando para isso varios meios para isso, até mesmo, o bloqueio de domínios e subdomínios suspeitos que tendem a  aparecer em seus resultados de busca. como foi no caso ressente de um das maiores fornecedoras de domínios  “co.cc”.  

 O co.cc é um domínio de propriedade de uma empresa comercial coreana, e tinha a única finalidade de distribuir subdomínios livres. A empresa não era ruim, mas um número grande de páginas que usavam esse domínio  não estavam bem intencionados. Mas nem todos que usavam o domínio co.cc tinham o proposito de lançar vírus na rede e  havia uma variedade de web livres que estavam hospedados com esses domínios. 

Esta não é a primeira vez que o Google fez isso.  Agindo desse modo, O site de busca mostrar sua tendência em bloquear domínios e  subdomínios gratuitos.  Além disso, a opinião popular pode considerar sites com dominio co.cc  como  ruim só por usar um domínio que a gigante descartou. 

Quem perdeu seu domínio no co.cc, pode facilmente mudar para outro subdomínio gratuito, como co.nr ou co.ck , mas isso não garante que o Google não retorne a fazer isso novamente pois os verdadeiros bandidos já estão fazendo isso.   Já há relatos de que o domínio co.tv agora está sendo usado em seu lugar do co.cc.

2 – Vantagem de se obter um domínio gratuito?

Com tudo isso, os domínios gratuitos são importantes e tem sua utilidade.
Serve para testes, ninguém quer pagar pra ter um site que ainda não sabe se vai ter aceitação!  O ideal é começar com um pequeno site "se for seu objetivo permaneça com o site pequeno e o domínio gratuito" .
 Se o seu projeto crescer,  não se mantenha com um domínio  gratuito. Nesse caso, é melhor buscar o mais rápido possível um domínio  barato como os domínios .com ou .net que costumam a se bem mais em conta e são internacionalmente reconhecidos.

A baixo temos alguns domínios grátis se você pretende usar.

.CZ.CC – Registro de nome de domínio .cz.cc (ex. oseusite.cz.cc)
.CO.NR – Registro de nome de domínio .co.nr (ex. oseusite.co.nr)
.CO.TV – Registro de nome de domínio .co.tv (ex. oseusite.co.tv)
.TK – Registro de nome de domínio .tk (ex. oseusite.tk)
.PT.VU – Registro de nome de domínio .pt.vu, .pt.to, .pt.la .pt.vc ou .pt.tl (ex. oseusite.pt.vu)
UNI.ME  Registro de nome de domínio .uni.me (ex. oseusite.uni.me). Muito usado por estudantes.

Por enquanto é isso.